Afinal, o consumo de café emagrece ou engorda?
Existem muitos artigos na internet falando que o consumo de café ajuda a emagrecer, mas é preciso tomar muito cuidado com tal afirmação. A verdade é que o café ajuda a acelerar o metabolismo, e consequentemente pode te ajudar a emagrecer.
De forma reduzida, metabolismo são processos químicos que acontecem em nosso organismo para distribuir energia para nosso corpo. Pessoas com o metabolismo acelerado têm mais facilidade de emagrecer pois quanto mais energia processada, mais se elimina gordura corporal.
Veja também: 20 técnicas para acelerar o metabolismo e emagrecer
Se eu beber bastante café eu vou queimar mais gordura?
Não encare desta forma. É importante entender que cada organismo reage de um jeito quando se trata de nutrição. O consumo moderado de café pode te ajudar a emagrecer sim, mas é importante ter consciência de que o processo de emagrecimento de uma pessoa depende de uma série de fatores que quando combinados aumentam as chances de perder peso.
Quais são os benefícios do café?
Além de ajudar a acelerar o metabolismo e te ajudar a emagrecer, o café também possui propriedades que beneficiam a saúde. Veja 5 delas:
1 – Estimulante
Por possuir cafeína, seu principal componente, aumenta nossa energia e diminui nosso sono.
2 – Prevenção de cancêr
O café possui ação antioxidante, por isso ajuda a combater os radicais livres que ajudam o surgimento de tumores.
3 – Anti-depressivo
Por ser estimulante, doses moderadas de cafeína age positivamente no humor.
4 – Melhor desempenho em atividades físicas
A cafeína age como estimulante e ajuda os atletas a terem maior desempenho físico.
5 – Melhor resporação
O café possui efeito broncodilatador. Por isso ajuda a prevenir a asma e evita que os músculos respiratórios sofram fadiga.
Consumo de café em excesso
Recomenda-se que as pessoas não tomem mais do que quatro xícaras (dose de 50 ml) de café diárias. Pois assim como muitas outras substâncias, o consumo em excesso pode prejudicar a saúde. No caso do café, quando consumido de forma abusiva não é diferente. Veja algumas consequências e riscos:
Frequência cardíaca
Devido a cafeína, o café pode acelerar a frequência cardíaca e quem tem problemas cardíacos pode aumentar o risco de infarto e outros problemas cardíacos.
Gastrite
O café altera a motilidade gastrintestinal aumentando a secreção ácida. O que prejudica podendo agravar a gastrite ou úlcera.
Aumento do colesterol
Café não coado (turco) pode aumentar o seu colesterol.
PS: Procure um médico ou nutricionista para regular o consumo de café de acordo com o seu organismo.
+ Nenhum Comentário